top of page
1_edited.png
Empregabilidade e Comportamento Profissional #6

Paulo Panesi - Colunista

Professor de Gestão, Palestrante, Escritor e Mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (CEFET/RJ). Especialista em Logística, Marketing e Recursos Humanos Mais de 30 anos de experiência em liderança, em empresas como Xerox do Brasil, Polaroide, Benedict Tachem Verlag do Brasil, FAME, etc. Mais de 8 anos como coordenador dos cursos de gestão e jovem aprendiz no SENAC. Na área educacional trabalhou no SENAC, SENAI, UNIGRANRIO, Simonsen, Universidade Católica de Petrópolis e Fundação Bradesco. Possui 11 livros publicados, sendo 3 deles livros técnicos na área de Logística e Recurso Humanos.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube

ROTINA DE TRABALHO PORQUE É TÃO IMPORTANTE?

Quando se fala de rotina as pessoas torcem o nariz e a acham cansativas e enfadonhas, existem alguns que chegam a dizer que a rotina acaba com qualquer alegria a médio e longo prazo. Tem aqueles que afirmam que a rotina é o maior inimigo das relações de casamento, E tem os mais inflamados que afirmam que a rotina é a principal responsável por desmotivar so colaboradores de uma empresa.

Então vejamos: rotina nada mais é do que fazer uma determinada atividade, caminho ou atividade da mesma maneira sempre. A formula dos medicamentos é uma rotina. Imagine se alguém resolve sair da rotina e mudar algum componente só para variar. A receita de bolo é uma rotina, imagine se alguém resolve mudar os componentes ou a forma de preparar só para ser criativo. Acredito que o remédio não vai mais servir para o que inicialmente ele estava proposto e nem o bolo vai ser mais o mesmo. Ser criativo é importante, mas seguir a rotinas é imprescindível para que se tenha um bom resultado.

Todo procedimento de trabalho tem uma rotina e conhecer esse passo a passo é condição para qualquer colaborador ter sucesso na sua atividade laboral. Se cada um fizesse o que lhe dá na cabeça nenhum planejamento seria capaz de realizar o que se propõe. Imagine o engenheiro planeja tudo que deverá conter a obra de um prédio e alguém porque acha que pode e simplesmente só porque acha que pode resolve mudar tudo. Pode dar certo? Talvez, mas os riscos de terminar em tragédia são imensuráveis. 

No nosso trabalho do dia a dia as rotinas são igualmente importantes e imprescindíveis, pois sem ela não saberíamos realmente o que fazer e a estação de trabalho viraria uma Torre de Babel.

As rotinas foram feitas para nortear o nosso passo a passo e para que mesmo que quem deveria fazer a tarefa não esteja, qualquer um possa fazer no seu lugar.

Quem nunca esteve em algum lugar procurando uma solução e se deparou com a seguinte afirmação (infelizmente e principalmente em repartições públicas): Quem faz isso é fulano e ele não veio hoje. Isso é porque não tem rotina? Não. É porque ela não foi devidamente divulgada ou os demais componentes da estação de trabalho não estão comprometidos com o resultado final. A rotina existe, tanto existe que tem alguém que não estava que sabe executá-la.

© 2022 Todos os direitos reservados a Paulo Panesi.
(Este texto/conteúdo não pode ser publicado total ou parcial, de qualquer forma ou por nenhum meio sem a autorização do autor – Sujeito às penalidades da Lei nº 9.610/98).

Texto Publicado em: 14 ago./2022.
Autor: Paulo Panesi

*Conteúdo de responsabilidade do(a) autor(a).

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Portal Ariele Rodrigues.

bottom of page