top of page
1_edited.png
Empregabilidade e Comportamento Profissional #2

Paulo Panesi - Colunista

Professor de Gestão, Palestrante, Escritor e Mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (CEFET/RJ). Especialista em Logística, Marketing e Recursos Humanos Mais de 30 anos de experiência em liderança, em empresas como Xerox do Brasil, Polaroide, Benedict Tachem Verlag do Brasil, FAME, etc. Mais de 8 anos como coordenador dos cursos de gestão e jovem aprendiz no SENAC. Na área educacional trabalhou no SENAC, SENAI, UNIGRANRIO, Simonsen, Universidade Católica de Petrópolis e Fundação Bradesco. Possui 11 livros publicados, sendo 3 deles livros técnicos na área de Logística e Recurso Humanos.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube

Entrevista de Emprego
O que fazer? O que não fazer?

Já fui interpelado várias vezes por alunos querendo saber como se comportar em uma entrevista e sempre respondo que não existe uma formula mágica de sucesso. O que tenho visto em todos esses anos é que o que prevalece com candidatos de igual competência é a empatia com a qual o entrevistador percebe o candidato/a na entrevista.
 

Toda atividade que tenha o componente humano na decisão (candidato/a x entrevistador/a) sempre a empatia vai ter um peso que desequilibrará a balança a favor de alguém.
 

Não existe uma forma infalível de garantir que se conseguiu objetivo que é conquistar a vaga, mas há pequenas coisas que garantem uma boa entrevista:
 

Ao chegar, antes da entrevista (em torno de 15 min antes) vá ao banheiro, nem que seja só para ver se o cabelo está alinhado ou se o batom não está borrado.
 

Cerifique-se que o celular está desligado antes de entrar, não queremos que, por acidente, seja acionado um gemidão no meio da entrevista e muito menos que entre uma ligação e comece a tocar aquele funk proibidão.
 

Use roupas discretas, asseadas e limpas (não precisa ser roupa nova). Dependendo da empresa, formais (terno e gravata para homens e terninhos para mulheres), ou social fino (camisa social e calças jeans ou tergal para homens, e blusas sem decote e calças jeans ou tergal para mulheres). Nunca roupas justas ou apertadas, pois você não sabe se vai ter ou não que participar de alguma dinâmica. Para as mulheres, evitem saias curtas ou vestidos apertados se decidir usá-los.
 

Cabelos penteados e bem cuidados, barbas feitas ou aparadas para homens e maquiagem leve e cabelos presos para mulheres (lembre-se que você não está indo a uma festa a noite).
 

Aguarde o cumprimento do entrevistador e se ele não o fizer apenas diga bom dia, boa tarde e boa noite. Aguarde que ele o/a convide a sentar, e nem por um segundo fique à vontade. Estar tranquilo/a não é estar liberado para tomar liberdades.
 

Se o entrevistador/a falar algo engraçado não é proibido sorrir, mas contenha qualquer acesso de riso ou gargalhada.
 

Se ele oferecer agua ou café e você tiver vontade de tomar aceite, mas lembre-se que xicaras de café e copos foram feitos para cair em entrevistas.
 

Se estiver com alguma bolsa ou mochila não a mantenha no colo como se alguém a fosse roubar. Prefira coloca-la ao chão encostada a uma das suas pernas. Jamais abrace a bolsa como se quisesse mantê-la segura.
 

Responda olhando nos olhos de forma direta e resumida. Seja objetivo/a, nunca minta. Não fique encarando o entrevistador/a como se quisesse fuzilá-lo (a) com os olhos, mas quando estiver respondendo a ele (a) jamais desvie o olhar.
 

Quando for dada a oportunidade de perguntar sobre o que gostaria de saber, jamais pergunte sobre dinheiro, benefícios ou vantagens (isso será informado a você no momento mais conveniente ao entrevistador, ou não).
 

Existem uma série de perguntas que todo entrevistador faz e que é exaustivamente divulgado na internet. Responda-as com simplicidade e objetividade. Esteja preparado (a) para elas, mas não vá com respostas decoradas, elas costumam ser traiçoeiras.
 

Ao terminar a entrevista agradeça a oportunidade e antes de sair assegure-se que não está esquecendo nada. É constrangedor voltar para pegar o que esqueceu.
 

Essas são algumas coisas que vão ajuda-lo (a) em uma entrevista.
 

No entanto, ir bem em uma entrevista não lhe garante a vaga. Se não a conseguir entenda, que nem sempre fazer tudo certo é sinônimo de atingir o objetivo e se isso acontecer é porque alguém, naquele momento, estava mais adequado a vaga e não necessariamente era melhor que você.
 

O que não fazer numa entrevista?
 

O contrário do que expus acima e não cometer nenhuma barbaridade tais como: cuspir no chão, entrar comendo alguma coisa ou mascando chicletes, derrubar coisas na sala, tropeçar no tapete, cair da cadeira, etc. Mas sei que você não fará nada disso.
 

Boa sorte.

Assistam o conteúdo 
na íntegra 

  • YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados a Paulo Panesi.
(Este texto/conteúdo não pode ser publicado total ou parcial, de qualquer forma ou por nenhum meio sem a autorização do autor – Sujeito às penalidades da Lei nº 9.610/98).

Texto Publicado em: 04 jan./2022.
Autor: Paulo Panesi

*Conteúdo de responsabilidade do(a) autor(a).

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Portal Ariele Rodrigues.

bottom of page