top of page
WhatsApp Image 2021-10-18 at 15_edited.png
Pesquisando o Dicionário Azevedo #3

Wagner Azevedo - Colunista

Dicionarista, pesquisador, professor, escritor, poeta, músico, compositor, diagramador, revisor, palestrante e colunista.

Quero agradecer o convite da professora e pesquisadora Ariele Rodrigues para participar deste site de Pesquisa e Educação com meu quadro escrito e inédito sobre dicionário Pesquisando o Dicionário Azevedo. É uma honra e um prazer em mostrar a todos os verbetes pesquisados por mim. Muitos são inéditos. E por mencionar sobre, digo que todos os meus dicionários publicados (dez até o momento) são inéditos na Língua Portuguesa. Daí a ideia de chamar “Dicionário Azevedo”, ou seja, dicionários inéditos. O título está no singular, mas a semântica é sobre toda a minha obra.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Amazon ícone social

Homem/Velho do Saco

Homem/velho do saco referia-se, ant., ao homem que transportava crianças numa bolsa até o destino delas; o bicho-papão que pega as crianças malcriadas e desobedientes (segundo o folclore popular brasileiro). [Comentário 1 – há versão de que é uma personagem popular que os adultos usam para amedrontar as crianças desobedientes. Ele teria surgido de uma lenda urbana da década de 1850 e percorrido na cultura de vários países da Ásia, Europa e América. Na Europa, diziam que o velho do saco capturava as crianças desobedientes (ou que gostam de andar sozinhas pelas ruas) e as transformavam em sabão, pele de tamborete e com seus ossos eram feitos botões. Comentário 2 – há versão de que em 1913 era legalmente permitido postar (nos Correios) crianças com selos anexados às roupas e elas seguiam de trem, quando eram pegas no fim da viagem por um velho e colocadas em um saco e levadas até o destino dela]. Ex. de homem do saco no gibi da Magali (nº 279, p. 6).

A locução está no verbete velho, no DICIONÁRIO DAS 1000 EXPRESSÕES INÉDITAS NA LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL.

capa Dicionário das 1000 Expressões Inéditas.jpg

© 2022 Todos os direitos reservados a Wagner Azevedo Pereira.
(Este texto/conteúdo não pode ser publicado total ou parcial, de qualquer forma ou por nenhum meio sem a autorização do autor – Sujeito às penalidades da Lei nº 9.610/98).

Texto Publicado em: 15 fev./2022.
Autor: Wagner Azevedo

*Conteúdo de responsabilidade do(a) autor(a).

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Portal Ariele Rodrigues.

bottom of page