Vivendo, Aprendendo e Compartilhando!
Empregabilidade e Comportamento Profissional #10
Paulo Panesi - Colunista
Professor de Gestão, Palestrante, Escritor e Mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (CEFET/RJ). Especialista em Logística, Marketing e Recursos Humanos Mais de 30 anos de experiência em liderança, em empresas como Xerox do Brasil, Polaroide, Benedict Tachem Verlag do Brasil, FAME, etc. Mais de 8 anos como coordenador dos cursos de gestão e jovem aprendiz no SENAC. Na área educacional trabalhou no SENAC, SENAI, UNIGRANRIO, Simonsen, Universidade Católica de Petrópolis e Fundação Bradesco. Possui 11 livros publicados, sendo 3 deles livros técnicos na área de Logística e Recurso Humanos.
Porque as nossas atitudes representam como somos efetivamente vistos?
A atitude nada mais é do que colocar em ações o que pretendemos fazer, o que foi planejado anteriormente. Quantas vezes ouvimos que fulano/a não é o que prega. Não estão falando de algum/a líder religioso/a em alguma pregação pública (às vezes até estão), mas o que se pretende dizer com isso é que a pessoa fala uma coisa e faz outra. Quantas vezes ouvimos a locução “deixa comigo” e nada é feito? Se mostrar capaz de executar uma tarefa e não a fazer é passar com louvor no exame de incompetente e sem comprometimento. Isso serve para nossa vida pessoal e principalmente para nossa vida profissional.
As empresas esperam que seus colaboradores estejam comprometidos a fazer, a executar, a ter atitude, mas isso é fácil? Nem pensar. Para podermos executar com correção uma série de coisas tem que estar entrelaçadas. Precisamos das informações necessárias, precisamos das ferramentas necessárias, precisamos da logística adequada, precisamos, precisamos dos conhecimentos inerentes a função necessários, precisamos do soft skill necessário, do hard skill necessário, etc.
O que é soft skill? Soft Skill é um termo em inglês que usado por profissionais de Recursos Humanos para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas difíceis de avaliar. Por exemplo: preciso de vendedores para atuar oferecendo o meu produto em grandes organizações. Se ele morar na zona sul, tiver país em posição de destaque em grandes instituições (o pai é diretor da Petrobras e a mãe desembargadora de justiça), falar mais de um idioma, já ter viajado para o exterior algumas vezes pode-se acreditar que isso facilitará a execução da sua tarefa. Isso quer dizer que se não tiver alguns desses predicados ou mesmo nenhum a pessoa não irá conseguir? Não, mas são valores subjetivos que fazem acreditar que o caminho estará melhor pavimentado, que a tarefa será mais facilmente cumprida.
O que é Hard Skill? Hard Skills são as capacidades técnicas que o profissional pode comprovar por meio de diplomas, certificados de qualificação, testes práticos, cursos, etc. Onde entra a atitude? Vejamos: Você tem o certificado de curso de Excel avançado o que é ótimo, um diferencial competitivo maravilhoso, mas na hora de vincular uma planilha, ou criar uma macro você não consegue. Se certificado pode até ter dado emprego, mas as suas atitudes vão fazê-lo perder.
Durante toda a minha vida eu conheci pessoas muito mais capazes e inteligentes que eu e que não chegaram e nunca vão chegar até onde cheguei. Também me deparei com pessoas muito menos capazes e menos inteligentes que eu e que chegaram muito mais longe do que um dia chegarei. Qual o motivo? A atitude. Na hora de mostrar a capacidade estão melhores preparados que eu para o fazer.
A atitude pode não ser tudo como vimos no texto, mas é o que diferencia quem tem sucesso de quem não tem.