Vivendo, Aprendendo e Compartilhando!
Pesquisando o Dicionário Azevedo #9
Wagner Azevedo - Colunista
Dicionarista, pesquisador, professor, escritor, poeta, músico, compositor, diagramador, revisor, palestrante e colunista.
Quero agradecer o convite da professora e pesquisadora Ariele Rodrigues para participar deste site de Pesquisa e Educação com meu quadro escrito e inédito sobre dicionário Pesquisando o Dicionário Azevedo. É uma honra e um prazer em mostrar a todos os verbetes pesquisados por mim. Muitos são inéditos. E por mencionar sobre, digo que todos os meus dicionários publicados (treze até o momento) são inéditos na Língua Portuguesa. Daí a ideia de chamar “Dicionário Azevedo”, ou seja, dicionários inéditos. O título está no singular, mas a semântica é sobre toda a minha obra.
A Música
A Música – antonomásia do cantor e compositor baiano Gilberto Passos Gil Moreira (1942- ). Foi Caetano que o apelidou de A Música. Em várias entrevistas relatou que pensou em desistir da carreira artística, mas continuou porque Gil disse que também desistiria se ele assim fizesse. Eis um trecho da entrevista de ambos para o Fantástico da TV Globo do dia 26/04/2015. Disponível em: < https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/04/caetano-e-gil- celebram-50-anos-de-parceria-nos-50-anos-da-globo.html >. Acesso em 26/04/2022:
“Poliana Abritta: É verdade que você aprendeu a tocar violão com Gil?
Caetano Veloso: Foi. Aprendi com ele. Olhando ele, olhando as mãos dele e ouvindo o que tocava. Eu queria deixar de fazer música e ele me pediu pra que não fizesse isso.
Gilberto Gil: Porque ele tinha interesses variados, cinema, literatura, pintura, coisas assim. E aí eu disse: ‘mas se você não for continuar a fazer música, eu também não vou fazer’.
Caetano Veloso: Pra mim era a própria música que estava me pedindo. Era a própria música. Porque ele é a música.
Gilberto Gil: A música não queria ficar pela metade”.
O verbete está no DICIONÁRIO DE ANTONOMÁSIA, o volume IV da Coleção Figuras de Linguagem, publicado em setembro de 2022 pela Editora Moan.