Vivendo, Aprendendo e Compartilhando!
Pesquisando o Dicionário Azevedo #15
Wagner Azevedo - Colunista
Dicionarista, pesquisador, professor, escritor, poeta, músico, compositor, diagramador, revisor, palestrante e colunista.
Quero agradecer o convite da professora e pesquisadora Ariele Rodrigues para participar deste site de Pesquisa e Educação com meu quadro escrito e inédito sobre dicionário Pesquisando o Dicionário Azevedo. É uma honra e um prazer em mostrar a todos os verbetes pesquisados por mim. Muitos são inéditos. E por mencionar sobre, digo que todos os meus dicionários publicados (treze até o momento) são inéditos na Língua Portuguesa. Daí a ideia de chamar “Dicionário Azevedo”, ou seja, dicionários inéditos. O título está no singular, mas a semântica é sobre toda a minha obra.
Tchan
tchan – onomatopeia referente a: 1. batida razoavelmente violenta, de impacto (de pratos de banda de música); mesmo que tchaf tchaf (3); tchoc tchoc (3); txim, txim, txim e péim! péim! (1). Ex. no gibi do Cascão (nº 96, p. 59); 2. toque, charme pessoal, substitui as palavras bonito/a e lindo/a. Ex. no gibi da Turma da Mônica (nº 31, p. 7); e nos quadrinhos Uma patada com carinho... (CHIQUINHA, 2011, p. 17). [Cf.: tchã e tchum. Nos dicionários o vocábulo está registrado como tchã, mas nas charges, capa de CD, propagandas etc. os brasileiros costumam escrever com a grafia tchan, como está registrado o grupo musical de axé da Bahia “É o Tchan”]. Na MPB, Itamar Assumpção citou-a (como modalidade expressiva) na canção “Parece que bebe”; 3. mesmo que tcharãããã. Ex. no gibi do Cascão (nº 63, p. 7); e do Cebolinha (nº 6, p. 19). Na liter., Índigo citou-a em Cobras em compota (2006, p. 77).
A onomatopeia TCHAN está no DICIONÁRIO DE ONOMATOPEIAS E VOCÁBULOS EXPRESSIVOS, 2ª edição, publicado em 2022 pela Editora Moan.